São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

República foi revolucionária

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A República de Weimar foi estabelecida para tentar salvar a Alemanha do caos econômico e social, provocado principalmente pela 1ª Guerra Mundial (1914-1918).
Ao lado dessa questão, a concepção progressista foi pródiga em abrigar artistas, que revolucionaram os campos da música, do teatro e do cinema.
Em 1922, o dramaturgo Bertolt Brecht (1898-1956) encenou a peça ``Tambores da Noite", introduzindo conceitos teatrais que se opunham às concepções do teatro clássico.
Na música, o compositor Alban Berg (1885-1935) apresentava, em 1925, a ópera ``Wozzeck", que se tornou um grande sucesso na Europa.
A cidade de Berlim converteu-se em um centro de cinema, produzindo filmes como ``Metrópolis", de Fritz Lang (1926) e ``Anjo Azul", de Joseph von Sternberg (1930).
Na fotografia, apesar do reconhecimento profissional, as mulheres de Weimar foram ofuscadas pela propaganda nazista.
Rotuladas de ``degeneradas" e ``perigosas" para o ideal ariano de família e feminilidade, algumas foram banidas da Alemanha. Outras, de origem judaica, foram deportadas e morreram nos campos de concentração.
(AMG)

Texto Anterior: Nova York revela a mulher de Weimar
Próximo Texto: Bossa de Jobim soa clássica em Montreux
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.