São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nova York revela a mulher de Weimar

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A ampla participação da mulher na arte alemã, em particular na fotografia, no período da República de Weimar (1919-1933), é o tema da exposição que o Jewish Museum, de Nova York, apresenta até o final deste mês.
A mostra ``Women Photographers of The Weimar Republic", examina a diversidade de imagens produzida por 50 fotógrafas em mais de 160 trabalhos.
A época evidencia um grande desenvolvimento cultural e o fenômeno da ``neue Frau", a nova mulher, que encontrou na fotografia formas para sua emancipação social e profissional (leia texto na página).
A exibição divide-se em sete seções, trazendo fotos tiradas para revistas e jornais, trabalhos de fotomontagem e colagem, retratos e flagrantes do desenvolvimento urbano e industrial.
Germaine Krull (1897-1983) é um dos destaques, com registros da série ``Allemagne", de 1930, e um auto-retrato feito em 1925.
Trabalhando em seu estúdio, em Munique, na década de 20, Krull foi uma das primeiras fotógrafas a utilizar a câmera de formato 35 mm, que se tornou popular pelo pequeno porte e pela facilidade do manuseio.
Ela celebra a fascinação pelos símbolos do progresso de sua época, fotografando aspectos do crescimento urbano, como a instalação de pontes e linhas férreas.
Outro destaque é Gisèle Freund (1912), que começou a fotografar aos 15 anos. Atualmente, residindo em Paris, ela documentou os últimos dias da República de Weimar, focalizando os protestos contra o nazismo, na cidade de Frankfurt, em maio de 1932.
Também estão na mostra fotógrafas, como Lucia Moholy, Aenne Biermann e Grete Stern, que frequentaram a Bauhaus, escola alemã que criou novos conceitos para as artes visuais.
Em seus trabalhos, as imagens são distorcidas, refletindo-se em espelhos e em bolas de metais. Elas usaram a fotografia como um instrumento de expressão e de transformação da realidade.
Entre 1919 e 1933, a Bauhaus colocou em ação o ``Gesamtkunstwerk", a arte total, unindo pintura, foto, escultura e desenho.

Texto Anterior: Escritores brasileiros escolhem suas musas
Próximo Texto: República foi revolucionária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.