São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritores brasileiros escolhem suas musas

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

O que aconteceu com Carlos Fuentes podia ter acontecido com algum escritor brasileiro. Com jornalista brasileiro, já aconteceu. Candice Bergen, atual sra. Louis Malle, teve um caso fugaz , no Rio, com o finado Tarso de Castro. Fausto Wolff jura que levou Kim Novak para a cama, quando ela nos visitou em 1960.
Aos nossos escritores, só resta, por enquanto, sonhar. É possível que vários deles tenham feito fantasias com Jean Seberg. Mas, entre os autores que consultei, apenas Sergio Sant'Anna parecia inclinado a tê-la como protagonista de um `affair' amoroso. À exceção de Luis Fernando Veríssimo, todos mencionaram atrizes já mortas ou aposentadas, deixando tranquilas suas esposas e namoradas. Antonio Callado, por exemplo, apontou Greta Garbo, fora de cena desde 1941 e deste mundo desde 1990.
A princípio indeciso entre Marilyn Monroe (1926-1962) e Ava Gardner (1922-1990), João Ubaldo Ribeiro, que se diz mais inclinado às morenas, acabou fechando com o seu mais descarado fetiche de adolescente, a peituda Jane Russell, atualmente com 74 anos e longe do cinema há mais de 20.
Não menos surpreendente é a escolha de Carlos Heitor Cony: Maria Antonieta Pons, carnuda e voluptuosa atriz dos áureos tempos do cinema mexicano, que deve estar com a mesma idade de Jane Russell.
O que a canastrona Pons fazia de melhor era rebolar. Era ela quem ensinava Oscarito a dançar mambo na chanchada ``Carnaval Atlântida".
Também do México -e da mesma era- procede a fantasia de Carlos Sussekind: Maria Félix, ainda hoje uma bela senhora de 80 anos. Félix, na verdade, corrige Sussekind, seria sua segunda escolha. A primeira? Ava Gardner.
Atriz com menos de 60 anos, só Verissimo citou. Mas Jacqueline Bisset já está com 51. Por coincidência, ela veio filmar no Brasil, infelizmente longe do olhar invejoso de Luis Fernando. ``Eu também já tive fantasias com a Catherine Deneuve", revela o escritor e humorista gaúcho. ``Eu me via rolando na neve com ela".
Por incrível que pareça, nevou no dia em que Catherine Deneuve, 52, visitou a cidade de Porto Alegre pela primeira e única vez. Os dois, porém, não se cruzaram.

Texto Anterior: Fuentes retrata Seberg quando Diana
Próximo Texto: Nova York revela a mulher de Weimar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.