São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 1995 |
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Cineastas se inspiraram nas telas do artista
LUÍS ANTÔNIO GIRON
A mostra do Whitney aprofunda as analogias. Os cineastas buscaram em Hopper a eficácia da figura, matéria do cinema. Em ``You Only Live Once", filme de 1937 de Fritz Lang, o enquadramento de uma cena vista de uma janela remete diretamente à composição hopperiana. O filme, por sua vez, iria se refletir em ``Falcões da Noite" (1942), a tela mais parodiada do pintor. Não há como negar a presença hopperiana no travelling inicial de ``Laura" (1944), de Otto Preminger. O interior da casa desabitada traz reminiscências do artista. Segundo o curador da mostra, Robert Ray, o cinema ``noir" norte-americano roubou-lhe os tons avermelhados e a visada ambígua das paisagens urbanas. O estilo ``on the road" dos anos 50 inspirou-se nos quadros de rodovias. Preminger e Hitchcock costumavam ver movimento na extática hopperiana. Hitchcock citou casas e motéis do pintor em filmes como ``Um Corpo Que Cai" (1958). Hopper também era um fã de cinema. Em depoimento projetado na mostra, feito em 1967, ele se diz amante da luz bruxuleante dos projetores cinematográficos e de filmes B. Cita particularmente ``The Savage Eye", obscura produção de 1959 dirigida por Ben Maddow, um ``road movie" sobre desesperança e vazio. ``Se alguém quiser conhecer a América, tem que assistir a `The Savage Eye' ", diz o pintor. A mesma frase se aplica à sua obra. (LAG) Texto Anterior: Edward Hopper pinta imaginação americana Próximo Texto: `Camarim' não se decide pelo besteirol Índice |
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