São Paulo, sexta-feira, 21 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineastas se inspiraram nas telas do artista

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DO ENVIADO A NOVA YORK

O voyeurismo do filme ``A Janela Indiscreta" (1954), de Alfred Hitchock, reproduz em algumas sequências imagens idênticas a telas de Hopper, como ``Night Windows" (1928), em que uma mulher de costas parece arrumar o quarto e as cortinas adejam ao vento. É apenas uma das referêencias mais óbvias da influência do pintor sobre o cinema.
A mostra do Whitney aprofunda as analogias. Os cineastas buscaram em Hopper a eficácia da figura, matéria do cinema.
Em ``You Only Live Once", filme de 1937 de Fritz Lang, o enquadramento de uma cena vista de uma janela remete diretamente à composição hopperiana. O filme, por sua vez, iria se refletir em ``Falcões da Noite" (1942), a tela mais parodiada do pintor.
Não há como negar a presença hopperiana no travelling inicial de ``Laura" (1944), de Otto Preminger. O interior da casa desabitada traz reminiscências do artista.
Segundo o curador da mostra, Robert Ray, o cinema ``noir" norte-americano roubou-lhe os tons avermelhados e a visada ambígua das paisagens urbanas. O estilo ``on the road" dos anos 50 inspirou-se nos quadros de rodovias.
Preminger e Hitchcock costumavam ver movimento na extática hopperiana. Hitchcock citou casas e motéis do pintor em filmes como ``Um Corpo Que Cai" (1958).
Hopper também era um fã de cinema. Em depoimento projetado na mostra, feito em 1967, ele se diz amante da luz bruxuleante dos projetores cinematográficos e de filmes B. Cita particularmente ``The Savage Eye", obscura produção de 1959 dirigida por Ben Maddow, um ``road movie" sobre desesperança e vazio.
``Se alguém quiser conhecer a América, tem que assistir a `The Savage Eye' ", diz o pintor. A mesma frase se aplica à sua obra.
(LAG)

Texto Anterior: Edward Hopper pinta imaginação americana
Próximo Texto: `Camarim' não se decide pelo besteirol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.