São Paulo, sábado, 22 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barata e siri têm ancestral comum

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Um estudo da Universidade de Michigan (EUA) aponta um ancestral comum para todos os artrópodes. Os resultados foram apresentados na última edição da revista "Nature".
Artrópodes são animais sem vértebras e que incluem formas tão diferentes como insetos (moscas e baratas), aracnídeos (aranhas e escorpiões) e crustáceos (siris e caranguejos).
Os cientistas compararam o material genético (DNA) das mitocôndrias de vários tipos de artrópodes com o de outros invertebrados, como minhocas.
Mitocôndrias são estruturas celulares responsáveis pela produção de energia e pelo processo de respiração nas células.
O DNA mitocondrial é uma ferramenta muito usada nos estudos de evolução, já que sofre poucas mutações (alterações na sequência dos elementos que o formam).
Assim, pequenas diferenças nessas sequências podem indicar um maior ou menor grau de parentesco. Quanto mais parecidos, mais aparentados são os animais.
O chimpanzé e o homem, por exemplo, compartilham 98% dos genes. Genes são as unidades básicas do DNA.
Os cientistas observaram que o DNA dos todos os artrópodes é quase idêntico, o que indicaria um mesmo ancestral para todos os grupos.
Os resultados também apontaram um maior parentesco entre lagostas e gafanhotos que nos outros grupos de artrópodes.
Os cientistas acreditam que análises de DNA mitocondrial possam levar à descoberta do organismo que originou todos os animais.

Texto Anterior: Empresário é acusado de assédio por modelos
Próximo Texto: Vieira defende reforma agrária contra devedores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.