São Paulo, sábado, 22 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atrações do festival Pablo Casals chegam ao Brasil

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Festival Pablo Casals, que se realiza há 44 anos em Prades, nos Pirineus franceses, apresentará pela primeira vez no Brasil seus principais eventos em novembro em São Paulo, no Teatro Arthur Rubinstein. O custo de trazê-lo para o Brasil foi de 550 mil francos franceses (cerca de R$ 100 mil).
O Festival começou em 1950, por ocasião das comemorações do bicentenário da morte de Bach, quando Casals tinha já 74 anos. Um dos maiores violoncelistas do século, Casals exilou-se voluntariamentee na França durante a Guerra Civil Espanhola e decidiu não mais tocar no seu país natal em protesto ao regime de Franco.
O Festival realiza-se anualmente entre julho e agosto na França, na Abadia de São Michel de Cuxa, erguida no século 10 por monges beneditinos.
Na Idade Média, a abadia fazia parte da rota dos peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela, unindo os dois lados dos Pirineus.
Em São Paulo, estão programados sete concertos, de 29 de novembro a 5 de dezembro. O repertório inclui a música de câmara dos clássicos e românticos (Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms), com ênfase em compositores franceses como Saint-Saens, Debussy, Ravel e Fauré e trará grandes músicos do cenário internacional, como Alain Meunier, Régis Pasquier e o pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman.

Texto Anterior: Polonês revela coleção latina
Próximo Texto: Temporada de verão já tem seu quem-é-quem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.