São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GLOSSÁRIO

Revólver - arma pequena de porte pessoal que é carregada por meio de um tambor giratório. Pode ter diferentes calibres. Usa balas de cabeça redonda.

Pistola - arma de tiro semi-automático portátil -dispara uma bala por vez. Seu carregamento e ejeção das cápsulas deflagradas são feitos automaticamente. As balas ficam em um pente. Pode ter diferentes calibres.

Espingarda - ela pode ter um ou dois canos longos, sem estrias (o interior dele é liso). Ela usa cartuchos de projétil único (maciço) ou múltiplos (que espalham bolas de chumbo) e pode ser recarregada abrindo o cano. Usa vários calibres.

Carabina - tem um único cano. Não é necessário abrir o cano (longo), que é estriado, para recarregá-la, o que é feito por alavanca manual. Usa diversos calibres. Só usa projétil ``único" (maciço).

Fuzil - armamento individual padrão de todos os Exércitos. Tem o cano longo e pode ou não disparar rajadas contínuas ou de três tiros. É carregado por meio de pentes, tem grande alcance de tiro. Usa balas pontudas.

Armas de pressão - são as chamadas ``espingardas de chumbinho". São usadas mais para diversão do que como armas de defesa pessoal.

Texto Anterior: OS FABRICANTES
Próximo Texto: Estudante plagia Scliar e vence concurso no PI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.