São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investimento atrai pouco

DA REPORTAGEM LOCAL

Pouca gente está investindo em imóveis com o objetivo de colocá-los para alugar.
``Nem jogador de futebol investe mais", diz o consultor imobiliário Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro. Jogadores de futebol são tradicionais compradores de apartamentos para alugar.
O motivo é o reajuste anual do aluguel. Os proprietários, segundo Ribeiro, temem a defasagem mensal do valor aluguel.
Além disso, o investidor ganha mais se aplicar no mercado financeiro o dinheiro da compra de um apartamento. A poupança, por exemplo, proporciona um rendimento real de 0,5% ao mês. Já o aluguel perde valor real todo mês, pois não acompanha a inflação.
Entre julho de 94 e junho de 95, no primeiro ano do Plano Real, a inflação atingiu 35,30%.
Para evitar essa perda, os proprietários pedem altos preços iniciais. Ribeiro diz que, em São Paulo, os aluguéis equivalem aos de Miami (EUA), onde a renda dos locatários é muito maior.
O problema é que, dessa maneira, fica mais difícil conseguir um locatário.
A advogada Darci Gonçalves, 47, por exemplo, tenta há mais de três meses alugar uma casa de dois quartos no Jardim Ubirajara (zona sul da cidade).
Ela pede R$ 550 mensais. Recusou uma contraproposta de R$ 450, temendo a desvalorização do aluguel nos próximos 12 meses. ``Mas manter um imóvel fechado é perder dinheiro", lamenta.

Texto Anterior: Veja por que o aluguel subiu 210% desde 94
Próximo Texto: Setor que manter a cobrança de resíduo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.