São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUEM É

LUIZA FRANCO MOREIRA

Cassiano Ricardo (1895- 1974) foi, além de poeta, autor de extensa obra em prosa, jornalista e intelectual de grande influência.
Foi longa e produtiva sua carreira de poeta: mais de 20 títulos publicados, de 1915 até a década de 70. A poesia de Cassiano acompanha as mudanças: passa de versos parnasianos ao modernismo verde-amarelo, deste a um lirismo triste e às experiências de vanguarda nos anos 60.
Cassiano, que se dizia seduzido por "tudo o que representa uma contribuição nova para o poema", buscou sempre a companhia dos jovens e a muitos emprestou apoio.
A lista dos que dedicaram atenção a Cassiano sugere como foi duradoura sua influência: de Menotti del Picchia a Péricles Eugênio da Silva Ramos, e deste a Haroldo de Campos e Mario Chamie.
Como jornalista, participou de publicações culturais dirigidas a um público sofisticado: "Novíssima", nos anos 20, ``Planalto", nos anos 40, e ``Invenção", nos anos 60. Sob sua direção, "A Manhã" publicava um suplemento semanal, "Autores e Livros", com informações sobre a história da literatura brasileira.(LFM)

OBRAS
"Algumas Reflexões sobre Poética de Vanguarda" (José Olympio, 1964)
"O Brasil no Original" (Coleção Cultural da Bandeira, 1937)
"Jeremias Sem-Chorar" (José Olympio, 1964)
"Marcha para Oeste" (José Olympio, 1940)
"Martim Cererê" (Edição crítica de Marlene Gomes Mendes, Deila Conceição Pires, and Jayro José Xavier. Antares, 1987)
"Poesia Praxis e 22" (José Olympio, 1966)
"Poesias Completas" (José Olympio, 1957)
"Os Sobreviventes" (José Olympio, 1971)
"Viagem no Tempo e no Espaço; Memórias" (José Olympio, 1970)

Texto Anterior: A democracia sentimental
Próximo Texto: Além da palavra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.