São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIAS DE BRASÍLIA

``Nasceu do gesto primário de quem assinala um lugar ou dele toma posse: dois eixos cruzando-se em ângulo reto, ou seja, o próprio sinal da cruz."
``Memória Descritiva do Plano Piloto" de Brasília, 1957

``Digam o que quiserem, Brasília é um milagre. Quando lá fui pela primeira vez, aquilo tudo era deserto a perder de vista. Havia apenas uma trilha vermelha e reta descendo do alto do cruzeiro até o Alvorada, que começava a aflorar das fundações, perdido na distância. Apenas o cerrado, o céu imenso e uma idéia saída da minha cabeça. O céu continua, mas a idéia brotou do chão como por encanto e a cidade agora se espraia e adensa."
Entrevista, 1974

``Apesar de todas as críticas e restrições, preconceituosas ou não, entendo que Brasília valeu a pena e com o tempo ganhará cada vez mais conteúdo humano e consistência urbana, firmando-se como legítima capital democrática do país. Ela foi concebida e nasceu como cidade democrática e a conotação de cidade autocrática que lhe pretendem atribuir, em decorrência do longo período de governo autoritário, passará."
Entrevista, 1982

``Não vale a pena saírem de seus cuidados para visitar Brasília, se vocês já têm opinião formada e idéias civilizadas preconcebidas. Fiquem onde estão."
Declaração dada nos anos 70

Texto Anterior: O RISCO MODERNO
Próximo Texto: Ingredientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.