São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995 |
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Concorrência estimula Borlem
JOAQUIM FERREIRA Fabricante de rodas para as montadoras, empresa faz um `raio x' na produção para ganhar rentabilidadeA Borlem optou pela prática de preços internacionais como estratégia de crescimento a partir da abertura da economia iniciada com o Plano Collor. Em 1992, a única fabricante de rodas de aço e alumínio com capital aberto decidiu mudar sua mentalidade administrativa. A partir daí muita coisa mudou na empresa, diz o diretor financeiro Antonio Carlos Bento de Souza. ``Para ser competitivos, tínhamos de perseguir os ganhos de escala e ter padrão de custos", diz. A empresa decidiu, então, conhecer os componentes de sua rentabilidade e passou a apurar os resultados por produto. Com estes dados, a Borlem direcionou a atenção para as áreas com resultados menos satisfatórios. Os ganhos começaram a aparecer. As vendas, em 1994, somaram 3,2 milhões de peças e a rentabilidade sobre o patrimônio líquido alcançou 30,4% -o maior índice entre as empresas mecânicas. Souza atribui o bom desempenho ao trabalho constante em busca da melhoria da qualidade, ao programa de redução de custos e ao crescimento da economia possibilitado pelo Plano Real. ``Nos preparamos há um ano para a ISO 9001 (certificado internacional de qualidade)", diz. A contenção de custos já inclui até papel. A empresa tem um correio eletrônico (troca de informação por computador), acessado por 400 usuários, que permite agilizar a comunicação e economizar formulários. Agora, a Borlem está reavaliando sua estratégia. A empresa está preocupada com o refluxo da montadoras e do setor rural. A indústria de tratores, que estimava produzir 35 mil unidades este ano, reavaliou para 25 mil unidades. Como reflexo, os trabalhadores da linha de rodas para tratores e máquinas agrícolas estão em férias coletivas. ``Planejamos crescer 38% neste ano, mas não vamos conseguir, pois estamos ligados por um cordão umbilical às montadoras". O plano de investir de US$ 9 milhões foi revisto. Souza diz que nenhum grande gasto será efetuado sem que a empresa tenha dinheiro em caixa. Texto Anterior: Nova estrutura anima Brasilit Próximo Texto: Enxuta vende a marca Índice |
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