São Paulo, terça-feira, 25 de julho de 1995
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Votec lucra com um único cliente

SILVIA NORONHA

Empresa ``monopoliza" seus sete helicópteros para a Petrobrás, seu cliente há mais de 20 anos
A Votec foi considerada pelo Datafolha como a empresa de capital aberto (que tem ações em Bolsa de Valores) que registrou o melhor desempenho no ano passado.
Com sede no Rio de Janeiro (RJ), a empresa, que atua no setor de aviação civil (alugando táxi aéreo), teve rentabilidade de 99,6% sobre o patrimônio em 1994. Isto é, praticamente rendeu uma nova Votec.
A empresa tem patrimônio líquido de US$ 6,352 milhões, obteve uma receita líquida de US$ 15,685 milhões e conquistou um lucro líquido de US$ 6,325 milhões, contra US$ 405 mil em 1993.
As ações da Votec na Bolsa de Valores de São Paulo subiram 1.091,6% nos 12 meses completados em abril de 1995.
Todo o resultado da Votec é um produto da relação que a empresa mantém com o seu mais importante cliente: a Petrobrás.
A empresa estatal praticamente ``monopoliza" o uso dos sete helicópteros de médio e grande portes da Votec.
O diretor administrativo e financeiro da Votec, Marcelo da Costa Almeida, 32, afirma que 98% do seu faturamento vem do pagamento de contratos firmados com a Petrobrás.
O faturamento no ano passado foi de R$ 13,2 milhões. A projeção para 1995 é de R$ 14 milhões.
Desde 1986, todos os helicópteros estão à disposição da estatal, que é cliente da empresa há mais de 20 anos.
Os 2% restantes do faturamento da Votec referem-se ao pagamento de serviços de manutenção de helicópteros de propriedade do governo do Estado de São Paulo.
Almeida acrescenta que, além da Votec, outras quatro empresas do setor também são prestadoras de serviço para a Petrobrás.
Os contratos, feitos após licitação pública, têm validade de até 36 meses.
A Votec tem uma vantagem comparativa em relação às concorrentes. ``Somos proprietários das aeronaves, o que nos permite oferecer os melhores preços. Os concorrentes têm `leasing", explica Almeida.
``Leasing" é um sistema de aluguel, no caso de helicópteros, com opção de compra ao final do contrato.
Fundada em 1967, a Votec tem hoje cinco helicópteros norte-americanos Sirorsky S-76A, com capacidade para 12 passageiros, e dois Sirorsky S-61N (helicópteros anfíbios, que pousam no mar), para 26 passageiros.
Os helicópteros, sendo um deles ambulância, prestam serviço para as bases da Petrobrás em Macaé (RJ), Criciúma e Navegantes, ambas no Estado de Santa Catarina.
Almeida, porém, prefere creditar ao Plano Real e à queda da inflação registrada no segundo semestre do ano passado o excelente desempenho alcançado em 1994.
``Antes da URV (Unidade Real de Valor, que antecedeu o real, que passou a vigorar no dia 1º de julho de 1994), a Petrobrás pagava pelos serviços com defasagem de 35 dias de inflação alta", disse.
Assim, a inflação, na casa dos 40% ao mês ou o equivalente a 1,5% por dia, acabava comendo a grande parte da receita da empresa.
``O salto de 45% na receita no ano passado foi por causa do fim dessa defasagem provocada pela inflação após o início do Real", explicou o executivo da Votec.
Apesar de atribuir o resultado obtido em 1994 às baixas taxas de inflação, o diretor da Votec informou ter demitido 10% dos funcionários, como medida de contenção de despesas. Hoje a empresa emprega 120 pessoas.
Almeida afirma que, neste ano, a Votec já voltou a operar com alguma defasagem nos preços. O executivo explica que a Petrobrás ainda não reajustou os valores dos seus contratos.
A Votec, que chegou a ter 50 aeronaves, planeja voltar a atuar no segmento de linhas regionais regulares -o que ampliaria o horizonte de possíveis clientes.
Nos próximos três meses, a empresa receberá cinco aviões turboélices EMB 110 Bandeirante, fabricados pela recém-privatizada Embraer.
Os aviões, com capacidade para até 19 passageiros, serão repassados à Votec pela TAM Táxi Aéreo. A TAM é a terceira empresa mais rentável de 1994, segundo os dados apurados pelo Datafolha. A rentabilidade registrada foi de 55,9%. Os aviões vão pagar uma dívida da Brasil Central, uma das empresas do grupo TAM, com a Votec.
Almeida disse que a empresa tenta adquirir concessão do DAC (Departamento de Aviação Civil) para operar nas linhas regionais.
O plano futuro é adquirir aviões Fokker para operar linhas interestaduais. A Votec é controlada pelo mesmo grupo da Motortec Indústria Aeronáutica, oficina de aviões.

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