São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quércia quer Jáder candidato à presidência

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O ex-governador Orestes Quércia tem conversado com o senador Jáder Barbalho (PA) e estimulado a candidatura do interlocutor à presidência nacional do PMDB.
A direção do PMDB será renovada em setembro. Quércia sabe que a candidatura de Jáder nasceu no gabinete do senador José Sarney (AP), mas considera a opção pelo senador paraense a melhor solução para seus planos.
No raciocínio de Quércia, Jáder pode, se ficar com a presidência peemedebista, até consolidar a candidatura presidencial de Sarney em 98, mas não criará obstáculos para a manutenção da hegemonia quercista no PMDB paulista.
O plano de Quércia para a eleição de 98, pelo menos por enquanto, é uma candidatura ao governo de São Paulo. Jáder é amigo do ex-governador e tem feito a ``ponte" entre ele e Sarney.
O presidente do Congresso não perdoou até hoje a candidatura presidencial de Quércia em 94. Sarney acha que tinha cacife eleitoral maior do que o de Quércia para representar o PMDB.
Jáder tem aparado as arestas entre os dois líderes peemedebistas. Sua candidatura pode até abrir caminho para um sonho antigo de Quércia: ficar livre da ala gaúcha da legenda, que historicamente hostiliza o ex-governador paulista.
A eleição de Jáder pode ser o pretexto que falta para os principais líderes do PMDB do Rio Grande do Sul irem para o PSDB.
A engenharia política da candidatura Jáder tem nesse ponto a dificuldade de unir Sarney e Quércia. O ex-presidente teme que a saída dos gaúchos provoque a saída de outros políticos, o que tornaria Jáder uma espécie de gestor de uma massa falida.
Nas conversas com o senador paraense, ficou combinado que o anúncio formal do aval de Quércia à candidatura de Jáder seria prejudicial, pelo menos no momento, por potencialmente ter o poder de aglutinar os antiquercistas.

Texto Anterior: 'Tortura Nunca Mais' critica a Rede Globo
Próximo Texto: Covas continua acamado e assessor diz que governador está `tristinho'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.