São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL prepara estudos criticando os juros e a lentidão da privatização

FRANCISCO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

O PFL encomendou três estudos sobre o Plano Real para discutir internamente em agosto e apresentar sugestões de mudanças ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
Autor de um dos estudos, o deputado federal Roberto Lima Netto (PFL-RJ) disse que vai centrar suas críticas sobre os juros elevados, a falta de uma política industrial e a lentidão na privatização.
``A classe média está sendo arrebentada pelo plano", disse Lima Netto.
Segundo ele, os outros dois trabalhos estão sendo preparados pelos economistas Paulo Guedes e Paulo Rabelo de Castro.
Segundo o deputado, a classe média parou de consumir e está ``pendurada no cheque especial". A culpa seria da política de juros altos adotada pelo governo.
Em sua avaliação, se os juros caíssem 50% em relação aos níveis atuais (cerca de 13% no crédito ao consumidor), as perdas de reservas seriam ``muito poucas".
Ele quer que o governo adote instrumentos de política industrial que evitem importações indiscriminadas de produtos apenas com o objetivo de captar crédito, e que seja proibido o financiamento para importações de bens não duráveis.
Ele disse que uma das dificuldades do Real é que FHC entregou a condução da economia aos ministros José Serra (Planejamento) e Pedro Malan (Fazenda), ``que estão brigando".

Texto Anterior: Tucanos indicam presidentes de cinco empresas
Próximo Texto: Exército veta investigação sobre mortes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.