São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Viúva escreve carta para FHC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso vai receber carta da funcionária pública Maria Madalena Soares, 48, viúva de José Carlos da Mata Machado, morto em 1973. Ela pede o reconhecimento de sua morte por razões políticas e o pagamento de uma indenização.
Maria Madalena Soares protocolou ontem a carta no Palácio do Planalto. Ela disse que prepara ação judicial para responsabilizar o governo pelo não reconhecimento das circunstâncias da morte.
A viúva afirmou esperar que FHC fique ``sensibilizado" pelo relato que fez das circunstâncias da morte de Machado.
A seu favor, ela disse contar com a amizade que Fernando Henrique teve com o pai de José Carlos, Edgar da Mata Machado, que já morreu.
José Carlos da Mata Machado está entre os militantes políticos que o governo não reconhece como tendo sido mortos por motivos políticos.
Na segunda-feira, o chefe de gabinete do Ministério da Justiça, José Gregori, vai se reunir na Secretaria de Justiça de São Paulo com representantes das comissões de mortos e desaparecidos políticos e dos grupos ``Tortura Nunca Mais" de São Paulo, Minas e Rio.
Ele vai discutir o projeto de reconhecimento das mortes. A presidente do ``Tortura Nunca Mais" de São Paulo, Helena dos Santos Pereira, defende a reabertura dos arquivos das Forças Armadas.

Texto Anterior: Exército rejeita investigação sobre mortes
Próximo Texto: Ministro quer curso de pós-graduação pago
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.