São Paulo, sábado, 29 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Acossado' prova genialidade de Godard e traça história do cinema

DA REPORTAGEM LOCAL

O filme ``Acossado", que passa hoje no ciclo ``Os Filmes do Século", promovido pela Folha, é o resultado da própria história do cinema e os avanços de sua linguagem.
Filmado pelo cineasta franco-suíço Jean-Luc Godard em 1959, o filme hoje é entendido como uma bandeira da ``Nouvelle Vague", o movimento francês que colocou de pernas para o ar tudo que o espectador entendia como ``um filme".
Uma alteração de sensibilidade, grosso modo, promovida pelos cortes incomuns ou a maneira pouco usual que seu diretor usava o som. Tudo resultando em uma verdade, ao menos para aqueles anos. A genialidade de Godard.
Mas, ``Acossado" é também uma pequena história do cinema e de seus gêneros. Uma história de amor, um policial e um drama.
Recursos usados para contar a história de um pequeno marginal (Jean Paul Belmondo) e sua paixão por uma americana que vive em Paris. Um lugar, marcado ainda, pela atmosfera (ou maldição) do existencialismo.
A mostra da ``Os Filmes do Século" vai até dia 4 de agosto.

Texto Anterior: Tom Sawyer e Huck Finn estão de volta
Próximo Texto: Montagem de "Torquato Tasso" peca pelo excesso de formalismo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.