São Paulo, terça-feira, 1 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher apaixonada não se previne contra Aids

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O trabalho de prevenção à Aids com mulheres deve levar em conta a forma como essas mulheres se relacionam com seus parceiros -e, mesmo assim, pode não ter os resultados desejados.
Isso porque a mulher tende a não questionar o parceiro -por medo, amor ou cultura. E, mesmo sabendo que pode correr risco de contaminação com o HIV, raramente exige o uso da camisinha.
Essa limitação do trabalho de prevenção à Aids entre mulheres é a principal conclusão da dissertação de mestrado ``Mulheres e Aids: Uma Abordagem Antropológica", de Denise Martin, 29.
A antropóloga fez 16 entrevistas com mulheres portadoras do vírus HIV ou já com a doença, atendidas pelo Craids (Centro de Referência em Aids de Santos-SP).
No grupo entrevistado, estavam representadas desde mulheres casadas havia dez anos até aquelas que ``olharam um cara, se apaixonaram, transaram e pegaram o HIV". Também há de universitárias a moradoras do mangue.
O que chamou a atenção, diz Denise, foi que todas essas mulheres apresentaram uma postura frente ao parceiro idêntica: ``Ninguém questiona como ou por que o parceiro se contaminou."
``Algumas, se exigissem o uso de camisinha, poderiam apanhar. Outras alegam que o amor justificava o relacionamento sem questionamento", diz.
Assim, mesmo contaminadas, não culparam os homens com quem mantiveram a relação.
Para essas mulheres, seus parceiros são sempre inocentes. Só outros homens é que poderiam contaminar uma mulher ``por maldade" ou irresponsabilidade.
``A contaminação delas pelo HIV acaba revelando mais uma face da condição feminina, de submissão, aceitação da violência."
(FR)

Texto Anterior: Secretaria investiga mortes em hospital
Próximo Texto: Mensalidade não deve subir neste semestre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.