São Paulo, quinta-feira, 3 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritora é a primeira mulher a ganhar prêmio

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

A escritora brasileira Nélida Piñon, 58, ganhou a quinta edição do prêmio Juan Rulfo de literatura latino-americana, promovido pelo governo mexicano, em conjunto com instituições privadas.
Piñon é a primeira mulher e a primeira autora de língua portuguesa a receber o prêmio.
Além do reconhecimento de sua obra, a escritora vai receber US$ 100 mil, no dia 25 de novembro, em Guadalajara, durante a cerimônia de abertura da Feira Internacional do Livro.
``Sua criação literária foi se aperfeiçoando ao longo do tempo, com o exercício de memórias que transcendem o pessoal e o circunstâncial", disse a crítica literária argentina e viúva do escritor José Luis Borges, Maria Kodama.
Além de Kodama, o corpo de jurados estava composto por acadêmicos de diversos países: o italiano Amos Segala, o uruguaio Jorge Ruffinelli, o norte-americano Raymond Williams e o mexicano Adolfo Castañon.
O prêmio foi recebido anteriormente pelo chileno Nicanor Parra, pelo mexicano Juan José Arreola, pelo cubano Eliseo Diego e pelo peruano Ramón Ribeyro.
Os jurados reiteraram a liberdade para definir os critérios e determinar a mecânica da seleção.
``O concurso não tem nenhum tema ou critério pré-estabelecido. O conjunto da obra de Piñon foi escolhido por unaminidade. Analisamos cerca de 110 nomes.", disseram eles ao anunciar o resultado.
Apesar de recente, o prêmio Juan Rulfo é considerado por acadêmicos mexicanos o mais importante do gênero de toda a América Latina, ``justamente por sua capacidade de renovação e imparcialidade", disse o jurado mexicano, Adolfo Castañon.
O prêmio leva o nome de um dos mais destacados escritores contemporâneos do México, autor de ``Pedro Paramo" e ``El Llano en Llamas" (``Curral em Chamas"), entre outros.

Texto Anterior: Nélida prepara livro sobre a Espanha
Próximo Texto: Inglês produz novo CD dos Raimundos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.