São Paulo, sexta-feira, 4 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leeson depõe a órgão inglês

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Erramos: 05/08/95
O Serious Fraud Office (SFO), órgão do governo britânico que investiga grandes fraudes no país, aceitou ontem a oferta de entrevistar em primeira mão o corretor Nick Leeson, responsável pela quebra do Banco Barings em fevereiro último.
Segundo o SFO, o depoimento não está condicionado a um posterior pedido de extradição de Leeson para o Reino Unido. O corretor está preso na Alemanha e tem insistido em ser julgado na Inglaterra, seu país de origem.
Leeson quer evitar sua extradição para Cingapura, já solicitada pelo governo desse país ao governo alemão. Ele afirma temer um ``julgamento injusto".
O SFO afirmou que não pretende disputar a extradição de Leeson com Cingapura. Segundo o órgão, não há, no Reino Unido, provas suficientes para justificar o pedido.
``No caso, entretanto, de o pedido de Cingapura não ser concedido, a entrevista com Leeson pode colocar o SFO em condições de solicitar sua extradição", declarou ontem o órgão.
O Barings faliu em fevereiro, após acumular perdas de US$ 15 milhões nos mercados financeiros do Leste Asiático. Na época, Leeson era o corretor-chefe do banco em Cingapura. (Otávio Dias)
Com agências internacionais

Texto Anterior: Dow Jones compra canal de TV nos EUA
Próximo Texto: Governo amplia prazo de financiamento para carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.