São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a guerra na ex-Iugoslávia

DA REDAÇÃO

A guerra na ex-Iugoslávia começou com a desintegração do país, em 1991. O que era um único país virou cinco: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Macedônia e a própria Iugoslávia (reduzida a Sérvia e Montenegro).
A Bósnia declarou independência em 1992 e entrou na pior guerra civil de sua história, que opõe os bósnios de origem sérvia aos de origem muçulmana e croata.
Os bósnios de origem sérvia controlam 70% do território bósnio, mas são apenas 33% da população do país. Contra eles, combatem tropas do governo, de maioria muçulmana, ajudadas por croatas. Há conflitos também entre sérvios e croatas na Croácia.
Os sérvios recusam um plano de paz que divide o país ao meio entre sérvios e uma federação muçulmano-croata. A ONU (Organização das Nações Unidas) enviou observadores para monitorar e garantir suprimento a civis.
Nas regiões isoladas, todas de maioria muçulmana, chamadas ``áreas protegidas", a ONU tenta garantir o tráfego de suprimentos.
Quando há ataques nessas áreas, as forças da ONU podem convocar bombardeios aéreos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar ocidental).
Dois oficiais brasileiros foram feitos reféns em represália sérvia a bombardeios e depois libertados.

Texto Anterior: 'Essa guerra pode se espalhar'
Próximo Texto: Maioria é jovem e solteira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.