São Paulo, domingo, 6 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Georgiana não tem nada a ver com Iara

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

A personagem Iara da novela das oito da Rede Globo, "A Próxima Vítima", tem 20 anos e mentalidade de 16. Fala um "paulistanês" cheio de erros, não gosta de estudar e é uma ingênua moradora de classe média da Mooca (zona leste de São Paulo).
Nada mais distante de sua intérprete, a atriz Georgiana Góes. Ela fala "carioquês", é estudiosa, mora em um recanto nobre da Lagoa (zona sul do Rio) e, aos 18 anos, já demonstra a maturidade de uma mulher de 20 anos.
Com um pé no teatro e outro na TV, a atriz precoce procura controlar com meditação a ansiedade juvenil -principal traço de semelhança com a romântica Iara, filha do feirante Juca (Tony Ramos).
Discípula da Sociedade Internacional de Meditação, ela procura praticar pelo menos duas vezes por dia, em casa. Algumas vezes, até se arrisca a meditar na Globo.
Já andou sendo tachada de maluca por isso. "Uma vez estava sentada numa almofada dentro do box do banheiro. Acharam que eu estava passando mal."
Mas Góes não é maluca. Nem vive nas nuvens. Ela se empenha a fundo em seu segundo trabalho como atriz na televisão. O primeiro foi na série "Confissões de Adolescente" - atualmente exibida pela Rede Bandeirantes.
Foi pega de surpresa com o convite da Globo, quando passava férias em uma vila de pescadores no Sul do país. Chegou ao Rio em um domingo e, na quarta seguinte, já estava gravando.
Por isso, teve que ir compondo sua Iara aos poucos: "Eu fui com a intuição. Li o texto, decorei, tive uma idéia mais ou menos e fiz."
E não perdeu tempo. Quando foi a São Paulo para fazer as primeiras externas, no mercado onde o personagem Juca tem uma banca de verduras e frutas, levou um gravador.
"Gravei a conversa das pessoas, para ver como era o sotaque e o universo dali", diz, aliviada por ter trabalhado antes em "Confissões de Adolescente", dirigida por Daniel Filho.
"Foi sorte eu ter passado antes pelo Daniel, que me deu aulas de como adaptar a linguagem do teatro pra TV. Acho que, se não fosse essa experiência, ia ficar completamente perdida."
Atualmente está sendo gravada a segunda parte da série -que será ambientada no Brasil e na França.
Para poder continuar em "Confissões de Adolescente", Góes terá que gravar sua participação após terminar seu atual trabalho na Globo.
Por isso, sua personagem Bárbara não vai participar diretamente da trama.
Ela viaja para estudar nos EUA e, de lá, envia cartas para a família, sob a forma de depoimentos gravados.

Texto Anterior: "Amigo" Paulo Maluf é eterno candidato
Próximo Texto: Manchete vai transmitir as Olimpíadas de Atlanta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.