São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Categorias querem participação já

CRISTIANE PERINI LUCCHESI
DA REPORTAGEM LOCAL

A participação nos lucros ou resultados é item principal da pauta de reivindicação dos metalúrgicos, bancários, petroleiros e outras grandes categorias.
``O prêmio resolve o problema de inadimplência do trabalhador, pois ele ganha dinheiro imediato", afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, diretor da Força Sindical.
A categoria tem data-base em novembro, mas vem negociando e fazendo greve em inúmeras empresas desde já para conseguir programas de participação nos lucros ou resultados.
``O que era para fazer a própria produção da empresa crescer está se transformando em motivo para uma guerra no movimento sindical", disse.
O principal problema, segundo Paulinho, é que os empresários ``não abrem o jogo" e querem quase sempre esconder os lucros da empresa. Por isso, o sindicato criou o Disk-resultados -(011) 239-1470-, telefone por intermédio do qual os trabalhadores informam o sindicato sobre a real situação da empresa. ``Nossos melhores acordos foram negociados após recebermos informações de trabalhadores", afirmou Paulinho.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD contornou o problema de outra forma.
``Só negociamos acordos sobre participação nos resultados, nunca nos lucros. Lucro o empresário pode esconder. Mas resultados, como, por exemplo, total de faltas ou peças produzidas, o trabalhador tem controle", diz Luiz Marinho, vice-presidente.
Já no setor bancário, a participação nos lucros ou resultados é tabu maior do que na indústria.
``Posso contar nos dedos o número de instituições que praticam o programa", disse o presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ricardo Berzoini.

Texto Anterior: Sindicatos terão de validar os acordos
Próximo Texto: Empresas admitem insegurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.