São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plebiscito deve dar decisão sobre estátua

Maioria é contra, segundo rádio

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um plebiscito promovido pela prefeitura deverá decidir se a estátua do compositor Luiz Gonzaga permanece ou não na praça principal de Carpina (a 54 km de Recife), em Pernambuco.
A estátua, de autoria do artista Carlinhos Melo, 32, mostra a imagem de um sanfoneiro sem boca, olhos, orelhas e mãos. Os que são contra dizem que a obra não retrata o músico pernambucano, morto em 1989.
Desde a inauguração, dia 6 de julho, a estátua provocou reações hostis da população, que ameaça destruí-la. No dia 1º deste mês, a emissora de rádio local, a Planalto AM, começou a fazer uma consulta aos ouvintes sobre a permanência ou não da estátua.
Até a última sexta-feira, segundo a direção da rádio, 803 pessoas telefonaram: 783 favoráveis à retirada da estátua e 20 contra. A consulta continuará até o próximo dia 11.
Segundo o prefeito Maelbe Ramos (PSB), que encomendou a obra, se na consulta da rádio a maioria for favorável à retirada da estátua, a prefeitura vai promover um plebiscito.
Caso a proposta de retirada da estátua vença, o prefeito disse que cumprirá a decisão. “Aí, mesmo contra a minha vontade, eu providenciarei para que isso seja feito. A vontade do povo é soberana”, disse Ramos.
O artista Carlinhos Melo afirmou que, “se o povo quiser” ele não se opõe à retirada da escultura. “Farei outra, com olhos, mãos, boca e orelhas, como o povo deseja”, declarou.

Texto Anterior: Governo estuda criação de drive-in público em PE
Próximo Texto: Maternidades registram 600 abortos por mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.