São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Propaganda é forma de cultura, diz Olivetto

DA REPORTAGEM LOCAL

O publicitário Washington Olivetto inaugura, nesta quarta, o novo ciclo de palestras da Folha denominado ``Arena do Marketing".
A iniciativa consiste em convidar para o debate profissionais de sucesso da área de comunicação, como marketing, relações-públicas e propaganda.
Olivetto, diretor-presidente da W/Brasil, enfatizou o conceito da propaganda como elemento cultural, mas ressalvou a necessidade de consistência para ter valor.
Para Olivetto, propaganda não é arte, mas pode virar cultura se for produzida com inteligência, criatividade e respeito ao consumidor.
A obrigação do publicitário, disse, é buscar obsessivamente que seu trabalho vire cultura popular, incluindo elementos da vida das pessoas.
E, quando ele consegue isso, todos ganham. O profissional passa a ser mais respeitado e o cliente ganha duas vezes. Primeiro porque o produto conquista o consumidor e segundo porque vira notícia, ganhando a mídia gratuita.
Mas a melhor mídia, diz Olivetto, ainda é o consumidor. ``Quando a propaganda é boa, ele se lembra e comenta por muito tempo, mesmo a peça não estando no ar."
Conforme o presidente da W/Brasil, a criação publicitária é uma verdade transparente para o consumidor, mas a propaganda só obtém sucesso se passar uma mensagem com a qual ele se identifica.
``A propaganda é artesanato, e cada produto deve ser tratado individualmente", afirmou. Por esta razão, disse ele, não se deve criar um estilo de trabalho.
Para realizar bem essa tarefa, o profissional se utiliza dos mesmos recursos da arte, como o cinema, a música, a fotografia, a eletrônica.
Premiado no Brasil e no exterior, Olivetto diz que a boa propaganda é humana, se preocupa com a necessidade do produto e jamais emite a opinião do seu criador. ``Se eu quiser dar minha opinião eu escrevo um livro, pinto um quadro", afirma.
Entre os trabalhos atuais de maior sucesso da W/Brasil estão as campanhas da Bombril, Transbrasil, Unibanco, Rider e Garoto.
As palestras do ciclo ``Arena do Marketing" serão realizadas a cada 15 dias, sempre às quartas, no auditório da Folha (alameda Barão de Limeira, 425, 9º andar, Campos Elíseos, região central de SP).

Texto Anterior: Brasil é o 11º em propaganda
Próximo Texto: De novo as marcas privadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.