São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lorin Maazel se prepara para turnê pelo Brasil

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DO ENVIADO A SALZBURGO

O maestro norte-americano Lorin Maazel, 65, é uma das figuras mais populares hoje em Salzburgo. Sua direção musical para a ópera ``O Cavaleiro da Rosa", de Richard Strauss, o coroou no festival, do qual estava afastado havia duas décadas.
``Estou tão ocupado este ano que não tenho tempo nem de me sentar", brincou Maazel anteontem no jardim da Universidade de Salzburgo. Ele posava ali para fotos do seu próximo CD, com as peças sinfônicas ``Sinfonia Doméstica" e ``Morte e Transfiguração", de Richard Strauss, a cargo da Orquestra da Rádio da Baviera. Strauss encarnou em Maazel e parece não o abandonar mais.
O regente se prepara para uma turnê mundial com a orquestra, da qual é diretor artístico. Na turnê, está incluído o Brasil. Maazel e orquestra estarão no Teatro Municipal de São Paulo em setembro. No programa, obras de Richard Strauss. ``É uma alegria poder voltar ao Brasil", diz.
Ele acaba de lançar pelo selo Victor o CD duplo com mais e mais poemas sinfônicos de Strauss, ``Assim Falou Zarathustra", ``Don Juan" e ``Suíte do Cavaleiro da Rosa". É a primeira tentativa de transpor para o CD o sistema dolby surrounding, criado para home theater. O resultado é mais técnico do que estético. A orquestra parece dotada de um amplificador jumbotron.
Mas Maazel jura que adorou: ``É tão fantástico que não chego nem a me reconhecer no disco. Gostaria de ouvir a minha orquestra dessa maneira ao vivo, porque assim atentaria mais claramente para os problemas da partitura."
``O Cavaleiro da Rosa" acontece na Grosses Festspielhaus até dia 15. Dia 31, maestro e orquestra já pegam a estrada. Vão para Itália, Suíça, Romênia, Áustria e America do Sul.
No fim de setembro, assume a batuta da Orquestra Filarmônica de Viena para uma turnê por Alemanha, Paris e Londres.

Texto Anterior: 'Traviata' volta à prostituição com Muti
Próximo Texto: Buchbinder toca o melhor Liszt do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.