São Paulo, segunda-feira, 7 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americano quer desculpas

MÁRIO MAGALHÃES
DO ENVIADO ESPECIAL

O professor americano Josue Openhuis, 24, quer que o seu país peça desculpas formais ao Japão por ter lançado as bombas atômicas sobre Hiroshima e Nagasaki.
Openhuis mora no Japão, onde ensina inglês. Ele foi ontem à cerimônia dos 50 anos da bomba, no Parque da Paz de Hiroshima, vestindo uma camisa da seleção brasileira de futebol.
``O presidente Clinton e os EUA devem desculpas ao Japão", afirmou o norte-americano.
Openhuis foi à cerimônia acompanhado da brasileira Lika Kumamoto, 23, professora de educação física que faz curso de pós-graduação no Japão.
Ela se impressionou com a quantidade de jovens japoneses que participaram da solenidade vestindo camisetas com propaganda de produtos norte-americanos, principalmente esportivos.
Num hotel da cidade, houve confraternização de veteranos japoneses e americanos. Soldados na Segunda Guerra, os americanos pediram desculpas pelas bombas.
Pesquisa realizada por emissoras de TV dos EUA (CBS) e do Japão (TBS) revelaram que 69% dos japoneses acham que os EUA devem pedir desculpa ao Japão pelos ataques com bomba atômica.
A maioria dos americanos (76%) é contra.
(MM)

Texto Anterior: Cerimônia leva 60 mil ao Parque da Paz
Próximo Texto: 'Quero esquecer o passado', diz sobrevivente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.