São Paulo, terça-feira, 8 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodízio de carros em SP abrange área metropolitana

DA REPORTAGEM LOCAL

A Cetesb anunciou ontem oficialmente o rodízio de veículos, que terá início no próximo dia 28. A medida visa diminuir os índices de poluição atmosférica na região metropolitana de São Paulo.
O rodízio deve vigorar das 7h30 às 17h30. Na segunda-feira, não circulariam os carros com placas de finais um e dois. Na terça, os de finais três e quatro e assim por diante, até a sexta-feira, quando não circulariam os veículos com finais nove e zero.
O rodízio deve funcionar em toda a região metropolitana de São Paulo, mas a fiscalização deve acontecer apenas na área conhecida como ``centro expandido", que compreende os principais corredores de trânsito da cidade, entre as marginais Pinheiros e Tietê.
A medida não tem efeito de lei. Os motoristas que furarem o rodízio não serão multados, mas poderão ser parados e vistoriados por policiais de trânsito.
A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) pretende tirar de circulação cerca de 20% da frota por dia. Os carros são responsáveis por cerca de 90% da poluição atmosférica na região metropolitana de São Paulo.
Segundo o presidente da Cetesb, Nelson Nefussi, o esquema adotado este ano será um teste para a implantação em definitivo a partir do ano que vem. A medida passaria a vigorar por três meses, durante todo o período de inverno.
A Cetesb pretende realizar campanhas de conscientização da população sobre os problemas de saúde causados pela poluição até a implantação do rodízio.
As condições para a dispersão de poluentes continuaram boas ontem, com ventos e chuvas isoladas. Das 25 estações de medição da qualidade do ar da Cetesb, 14 estavam boas e nove em estado regular. A temperatura máxima registrada ontem foi de 27,6oC.
Na quinta-feira passada, quando ocorreu a temperatura máxima do inverno, de 28,1oC, três estações registraram má qualidade do ar e outras dez tiveram qualidade do ar inadequada.

Texto Anterior: Sete podem ter sido feridos em 'racha'
Próximo Texto: 'Medida não ataca a raiz do problema'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.