São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IGP-M indica alta de preços

DA SUCURSAL DO RIO

A primeira prévia do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) de agosto mostrou forte aceleração inflacionária em relação à primeira prévia de julho. O número divulgado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) alcançou 1,97%, contra 1,17% da primeira prévia de julho. A alta foi de 0,80 ponto percentual.
A primeira prévia de agosto corresponde ao período de 21 a 31 de julho.
Os preços no atacado são medidos pelo IPA (Índice de Preços no Atacado), um dos três que compõem o IGP-M.
Os outros dois índices registraram queda em relação à primeira prévia de julho. O IPC (Índice de Preços ao Consumidor) apresentou alta de 1,96% e ficou 0,63 ponto abaixo dos 2,59% da primeira prévia de julho.
O INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) teve alta de apenas 0,58%, contra 2,05% em julho.

Vendas caem
A 116ª Sondagem Conjuntural da Indústria de Transformação feita pela FGV constatou que 45% das 1.812 empresas pesquisadas consideraram a procura por produtos industriais fraca em julho deste ano. Em abril, apenas 9% deram a mesma resposta.
A sondagem da FGV abrange o universo das maiores empresas industriais do país. Em 1994, as 1.812 empresas reunidas faturaram US$ 81 bilhões, cerca de 20% do PIB (Produto Interno Bruto, produção total de bens e serviços do país em um ano).

Texto Anterior: Inflação cai para 3,38% em SP, apura Fipe
Próximo Texto: Economistas divergem sobre quadro recessivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.