São Paulo, sábado, 12 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falta de estrutura piora imagem

ESPECIAL PARA A FOLHA

A preocupação com a imagem da Justiça Federal não surgiu do nada. Nos últimos anos, algumas pesquisas feitas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e outros institutos de pesquisa têm revelado uma imagem relativamente desfavorável do Poder Judiciário junto à sociedade brasileira.
O próprio Conselho da Justiça Federal, num estudo anterior (``A Justiça Federal através de Documentos"), havia constatado que a imagem desfavorável era tida como verdadeira dentro da própria instituição.
O relatório desse estudo diz que ``razões de ordem estrutural (distância dos fóruns, onerosidade da Justiça, número insuficiente de juízes) e cultural (desconhecimento do Direito) tornam difícil o acesso do cidadão à Justiça e, indiretamente, reforçam a imagem negativa do Judiciário".
Além disso, diz o documento, a falta de conhecimento da sociedade sobre o Direito e as funções do Poder Judiciário, ``bem como o incipiente relacionamento deste com a imprensa" são causas diretas da imagem negativa existente.
``A imprensa, mal informada, não poderá informar correta ou suficientemente, supõe-se", conclui o estudo.

Texto Anterior: Juízes decidem sobre impostos
Próximo Texto: Leitora reclama de banco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.