São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suassuna não teme pressões

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), relator da Lei de Patentes na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), afirmou não temer as ameaças de retaliações comerciais feitas pelos EUA.
Segundo ele, o projeto brasileiro cumpre as exigências do GATT (Acordo Geral de Comércio e Tarifas) e, portanto, não há razão para o país sofrer retaliação.
``Essas ameaças são muito mais envenenamento da Interfarma, levando notícias erradas para o governo norte-americano, deliberadamente", afirmou.
Suassuna disse que não interessa ao Brasil patentear seres vivos, e que a lei só permite o patenteamento de microorganismo transformados em laboratórios.
``Procurei ver a legislação da França e Alemanha e percebi que todos estão fazendo exatamente o que fizemos."
O relator afirmou ainda que se não houver o ``pipeline"(retroatividade na concessão de patentes), os laboratórios nacionais não serão prejudicados com patenteamento de medicamentos.
Para Suassuna, se houver ``pipeline", os laboratórios perderão o direito de explorar produtos e poderão ser acionados para pagar ``royalties" atrasados. Nesse caso, o prejuízo pode chegar a US$ 4 bilhões.

Texto Anterior: Lampreia defende modernização da lei
Próximo Texto: Malan proíbe assessor de Dallari de ir ao ministério
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.