São Paulo, domingo, 13 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importador é obrigado a alugar um depósito extra

Produto encalhado ocupa 5.000 metros quadrados

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo Dreams, um dos maiores importadores de eletroeletrônicos do país, teve de alugar mais um galpão, com 5.000 metros quadrados, para guardar o estoque encalhado.
Giuseppe Bizarro, do grupo, diz que seus quatro galpões, que somam uma área de 47 mil metros quadrados, se tornaram insuficientes para abrigar toda a mercadoria.
É que os produtos já tinham sido comprados quando o governo resolveu aumentar o imposto de importação no final de março e a economia entrou na rota do desaquecimento.
Até julho, a empresa continuou a receber o mesmo volume de produtos projetado na época em que a economia estava aquecida. ``Não podíamos barrar os negócios fechados no exterior", diz Bizarro.
Com a retração de até 30% registrada nas vendas a partir do segundo trimestre do ano, os estoques da empresa começaram a crescer.
``Hoje temos produto para girar em 55 dias. O volume normal deve ficar entre 35 e 40 dias", diz.
Resultado: a empresa reduziu em 30% as compras e decidiu facilitar o pagamento para enxugar os estoques.
As vendas só começaram a reagir a partir do final de julho, quando a empresa ampliou de três para quatro o número de prestações.
A mesma estratégia foi adotada por outra revenda de importados, a Import Express.
Gilberto Asmar, sócio-diretor, conta que desde julho começou a facilitar o pagamento de eletrodomésticos, eletrônicos e brinquedos importados em até três vezes sem juros.
``Sem promoção não se vende. Nossos depósitos estão abarrotados", diz Asmar.
O objetivo da empresa é enxugar o nível de estoques, hoje para 45 dias. O normal é ter produto para 15 ou 20 dias.
Para Bizarro e Asmar, os estoques de produtos importados só vão estar adequados ao novo patamar de vendas a partir de setembro.
Até lá as promoções vão se encarregar em reduzir o volume de produto. Além disso, o corte nas compras começa a ter reflexo no volume que entra no depósito.
(MCh)

Texto Anterior: Estoques voltam ao normal em setembro
Próximo Texto: Para consultor, ajuste será seletivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.