São Paulo, quinta-feira, 17 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A resposta dos ETs

MOACYR SCLIAR

"Veneráveis vereadores de Barra do Garças: por meios que não podemos revelar tomamos conhecimento do projeto de lei que destina um campo de pouso para as nossas naves espaciais. Devemos dizer, veneráveis vereadores, que essa notícia nos encheu de júbilo, principalmente por causa da dimensão da área que nos foi reservada, o equivalente a cinco campos de futebol. Não jogamos futebol, veneráveis vereadores, mas no dia em que aderirmos a esse esporte certamente não nos faltará espaço para praticá-lo. Temos, porém, algumas dúvidas que devem ser esclarecidas e algumas reivindicações que gostaríamos de ver atendidas.
1) Queremos estar seguros de que as nossas naves espaciais não serão tratadas como veículos importados, ainda que a rigor o sejam. Temos informações de que os importadores sofrem constante sobressalto com as alíquotas que devem pagar, um transe pelo qual não podemos passar: não temos resistência para tal. Já nos basta a poluição ambiental que temos de enfrentar em vosso planeta.
2) Pela nossa presença em Barra do Garças, e pelas demonstrações que faremos (nos apresentaremos como homenzinhos verdes, diremos "Levem-nos a vosso líder", tudo como manda o figurino) cobraremos um cachê. Será simbólico, mas não queremos que a quantia, em hipótese alguma, seja colocada no Banco Econômico. De lá, nem ETs tiram os depósitos.
3) Desejamos ser recebidos pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Nesse sentido, temos uma pergunta a fazer: o `nhenhenhém' a que o presidente aludiu num discurso há algum tempo é algum idioma novo? Teremos de aprender tal idioma? Há escolas para tal?
4) Não aceitamos ser nomeados assessores especiais do secretário de Acompanhamento Econômico. Preferimos não nos envolver: em matéria de Acompanhamento Econômico acreditamos que é melhor estar sós do que mal acompanhados. Também não desejamos ter acesso a informações privilegiadas, que aliás poderíamos obter -sem risco de telefones grampeados- mediante os nossos meios de percepção extra-sensorial. Mas não queremos. Com a recessão em que está o Brasil, o que íamos fazer com informações privilegiadas? Melhor investir em Marte, onde a bolsa é menos instável.
5) Além de garças, há algo mais em vossa Barra? Estamos nos referindo, claro, a companhia feminina. Depois de uma longa viagem pelo espaço seguramente nós merecemos algo que podemos denominar eufemisticamente de `contatos imediatos de variados graus'.
Com isso, veneráveis vereadores, nos despedimos, garantindo que um dia pousaremos aí em vossa amável cidade.
P.S.: O Steven Spielberg está aqui conosco, mandando aquele abraço. Não gostaríeis de nomeá-lo vereador honorário da vossa cidade?"

Texto Anterior: Cidade paulista põe computador na sala de aula
Próximo Texto: Exageros no tratamento do câncer da próstata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.