São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de Lula teme candidatura de Plínio

`Articulação' tenta convencer ex-deputado a não disputar

CARLOS EDUARDO ALVES
ENVIADO ESPECIAL A GUARAPARI (ES)

A provável candidatura do ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio à presidência do PT abalou o grupo do ex-deputado José Dirceu, que até ontem era apontado como favorito para suceder Luiz Inácio Lula da Silva.
A eleição está marcada para domingo, no encerramento do Encontro Nacional do PT, que começa hoje em Guarapari (ES).
Desde que chegou a Guarapari, ontem, Plínio foi cercado por membros da corrente de Dirceu, a ``Articulação". Os interlocutores tentaram convencê-lo a não concorrer contra Dirceu.
Dirceu tem o apoio do setor de centro do PT e de uma parte minoritária da esquerda do partido. Plínio, apesar de historicamente ser rotulado como representante da direita da legenda, tem recebido pedidos para se lançar candidato pelas tendências de extrema-esquerda e de esquerda.
Plínio ainda não se definiu. Ontem à noite, ele tinha uma conversa agendada com Lula. Embora amigo de Plínio, Lula não gostou da articulação a favor do ex-deputado. Teme que o partido, caso Plínio derrote Dirceu, seja entregue aos grupos mais radicais.
``Tenho amizade com o Plínio, mas continuo achando que o melhor candidato é o Zé Dirceu", disse Lula. Em mensagem cifrada ao setor mais ortodoxo do PT, Lula, sem ser perguntado a respeito, afirmou em entrevista que era importante a convenção ``evoluir na concepção de alianças". A extrema-esquerda é contra que as alianças políticas do PT fujam incluam forças de centro-esquerda.
Se concretizar a candidatura, Plínio pode apagar o favoritismo de Dirceu. A aliança dos grupos mais à esquerda tem quase 40% dos delegados à convenção. A definição pode ser dada pela ala do deputado José Genoino, que tem cerca de 7% dos votos.
Genoino já disse que descarta o voto em Plínio, mas ``tem dificuldade" para apoiar Dirceu.
A esquerda petista tem esperança que Olivio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre (RS), anuncie a adesão a Plínio, o que tornaria a candidatura um fato consumado, pela força de Dutra no partido.

Texto Anterior: Rede pretende demitir 22 mil
Próximo Texto: Florestan morreu de embolia gasosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.