São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desenvolvimento social permanece estável

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasil está no 63º lugar em desenvolvimento humano, segundo relatório do PNDU (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) de 1995. O país ficou na mesma posição de 1994.
O Canadá manteve a liderança conquistada no ano passado. Os EUA passaram da 8ª posição para a 2ª, enquanto o Japão permaneceu em 3º (leia quadro acima).
Se for considerada apenas a América do Sul, a Argentina fica em primeiro, seguida do Uruguai e do Chile. O Brasil está em 6º lugar entre seus vizinhos.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado em 1990. Ele mede o progresso dos países em termos de expectativa de vida, nível educacional e PIB per capita da população.
O relatório destaca as desigualdades sociais de países em desenvolvimento, entre eles o Brasil.
Afirma que, se fosse tomada isoladamente, a região Sul do país ficaria em 27º lugar, ao lado de Luxemburgo (Europa). Já o Nordeste estaria classificado entre a Bolívia (113º) e o Gabão (114º).
Segundo o relatório, os países em desenvolvimento melhoraram acentuadamente seus indicadores de desenvolvimento humano.
Diz que, entre 60 e 92, a porcentagem da população vivendo em países com ``desenvolvimento humano elevado" quase duplicou.
O Brasil é o último colocado nesse grupo. O relatório lista ainda os países com desenvolvimento humano médio e baixo.
Segundo o relatório, o índice médio dos países industrializados (0,916) é pouco maior que o dos países em desenvolvimento (0,570).
Isso apesar de a renda per capita dos industrializados ser seis vezes superior à dos países em desenvolvimento.
O relatório diz que Cuba (72º lugar), Jamaica (88º) e países do leste da Europa e da antiga União Soviética atingiram níveis elevados de desenvolvimento humano.
Isso aconteceu, segundo o relatório, graças à significativa aplicação de recursos na área social.
Mas, segundo os autores, esse modelo não é sustentável, a não ser que seja acompanhado de uma expansão econômica.
Entre os países em desenvolvimento, os primeiros lugares foram ocupados por Chipre (23º), Hong Kong (24º) e Barbados (25º).

Texto Anterior: Brasil é 53º em igualdade de sexos
Próximo Texto: Posição pode ser problema regional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.