São Paulo, sexta-feira, 18 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parlamentares representam 5%

ABL
DA REPORTAGEM LOCAL

A participação feminina na política brasileira seria outro ponto ``responsável" pela colocação do Brasil no 53º lugar no índice mundial de igualdade entre homens e mulheres.
As mulheres representam hoje apenas 5% dos parlamentares. A recomendação da ONU é de que mulheres ocupem pelo menos 30% de cargos considerados de decisão.
Apenas Dinamarca, Finlândia, Países Baixos, Noruega, Ilhas Seychelles e Suécia ultrapassaram a meta inicial de 30% de mulheres nas representações parlamentares e ministeriais.
No Brasil, a deputada federal Marta Suplicy apresentou na última semana um projeto que prevê que 30% dos candidatos de cada partido a cargos legislativos sejam obrigatoriamente mulheres. ``Depois poderemos estender isso para outras áreas." O projeto conta com o apoio da primeira-dama Ruth Cardoso. ``É uma discriminação positiva", disse Ruth.

Texto Anterior: Mulher ganha 76% do que é pago a um homem
Próximo Texto: Multivacinação começa amanhã em todo o país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.