São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crianças de todo o país são vacinadas hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

Acontece hoje em todo o país a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar contra a poliomielite 17,4 milhões de crianças menores de 5 anos. Serão 150 mil postos de vacinação, com 160 mil equipes envolvidas.
No Estado de São Paulo, 3,2 milhões de crianças devem ser vacinadas contra a paralisia infantil. A segunda etapa acontece no dia 21 de outubro.
São 15 mil postos de vacinação no Estado, funcionando das 8h às 17h. Ao todo, estarão envolvidos na campanha 79 mil profissionais, em 10,8 mil equipes.
Hoje também será aplicada pela primeira vez no Estado a vacina hemófilo (tipo B), em crianças de de 1 a 2 anos (12 a 23 meses de idade). O hemófilo é uma bactéria que provoca várias doenças, como a meningite.
Além disso, será feita a atualização de vacinas contra tuberculose, sarampo, difteria, tétano, coqueluche, caxumba, rubéola e febre amarela.
Os pais devem levar a caderneta de vacinação dos filhos para que seja verificada a necessidade de aplicar as vacinas. Contra a poliomielite, todas as crianças de até 5 anos devem ser vacinadas.
``Não há contra-indicação para a aplicação da vacinação. Mesmo crianças com febre e diarréia devem ser levadas ao posto. Se houver algum problema mais sério de saúde, será detectado no posto", disse José da Silva Guedes, secretário estadual da Saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, crianças menores de 5 anos que apresentem tosse, gripe, coriza, paralisia cerebral, rinites, asma, doenças crônicas do coração, rins, pulmões e fígado e desnutrição devem ser vacinadas.
O ministério também indica a vacina para crianças com história familiar de convulsões, hospitalizadas, prematuras ou recém-nascidas de baixo peso.
Mesmo crianças que estejam fazendo tratamento com antibióticos ou corticóides em doses baixas ou que já tenham tido alguma das doenças que são objeto da multivacinação devem ser vacinadas.

Tratamentos
``Estamos fazendo a nossa parte, mobilizando recursos e a comunidade, mas nada disso adiantará se os pais não levarem aos postos seus filhos e mais qualquer criança que tenha dificuldade de chegar aos locais de vacinação", afirmou o secretário.

Erradicação
O Brasil recebeu da Organização Mundial da Saúde, no ano passado, o Certificado de Erradicação da Poliomielite nas Américas. Não é registrado nenhum caso da doença no país desde 1990.
A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por vírus e causa paralisia. Não existe tratamento para a doença, que só pode ser controlada por meio de vacinação preventiva.
A vacina hemófilo visa a combater a infecção pelo Haemophilus influenzae tipo B. Trata-se de um cocobacilo (tipo de bactéria). Pode provocar otite, sinusite, bronquite, meningite e pneumonia, entre outras doenças.
Em São Paulo, entre as meningites notificadas de 84 a 93, em média 8,5% dos casos tiveram como agente causador o Haemophilus influenzae. A faixa etária de maior incidência é abaixo de 5 anos -grupo responsável por 92% dos casos. A média de casos por ano é de 420.

Disque Saúde - Informações sobre postos e tipos de vacinas podem ser obtidas em São Paulo pelo te. 1520

Texto Anterior: Escândalo dos sem-terra prejudica os sem-teto
Próximo Texto: Fiscais da prefeitura interditam 47 estabelecimentos por falta de higiene
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.