São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscais da prefeitura interditam 47 estabelecimentos por falta de higiene

DA REPORTAGEM LOCAL

A Semab (Secretaria Municipal do Abastecimento de São Paulo) interditou 47 estabelecimentos -restaurantes, bares, padarias e supermercados- por falta de higiene entre 31 de julho e 17 de agosto.
No período, foram vistoriados 1.632 locais. Destes, 394 (24,1%) foram multados e 416 (25,5%) apresentaram boas condições, segundo fiscais. O valor total em multas arrecadado pela prefeitura é de R$ 119.831,60.
Pela segunda vez consecutiva, o número de restaurantes considerados bons superou o total de multados. Há 649 (39,8%) locais que foram intimados a fazer melhorias.
Os 126 estabelecimentos restantes (7,7%) foram inspecionados apenas para verificação do cumprimento das intimações, desinterdições ou para coleta de amostras.
O aumento do número de locais vistoriados que estavam em boas condições demonstra, segundo o diretor do Departamento de Inspeção Municipal de Alimentos, Luiz Antonio Colombo Jonke, que os proprietários vêm se preocupando mais com a higiene.
Segundo Colombo, os números indicam que pelo menos 73% dos locais fiscalizados estão em situação regular. Isso porque os bares e restaurantes intimados têm apenas algumas providências a fazer, que não interferem na saúde pública.
Os locais considerados mais ``problemáticos" chegam a receber vistorias a cada 20 dias. Os demais são fiscalizados, em média, a cada três meses.
Algumas grandes redes como os supermercados Pão de Açúcar e Paes Mendonça tiveram lojas multadas e outras consideradas em boas condições pelos fiscais.
O Carrefour Imigrantes foi parcialmente interditado por falta de higiene nos equipamentos e nas dependências do supermercado.
Os proprietários dos estabelecimentos fiscalizados negam qualquer problema com higiene, mas admitem resolver os problemas apontados pela Semab ``o mais rápido possível" (leia texto acima).

Plantão de Alimentos para reclamações: 948-3777.

Texto Anterior: Crianças de todo o país são vacinadas hoje
Próximo Texto: Redes negam problemas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.