São Paulo, sábado, 19 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Meias e cuecas

Josias de Souza
BRASÍLIA - Zeloso, Fernando Henrique costuma vestir-se com esmero. Aprecia ternos bem cortados. Enforca-se com gravatas que ornam com o conjunto. É um mestre na matéria.
Descobriu-se, porém, que o zelo do presidente não alcança todos os adornos que lhe cobrem a pele. A semana foi marcada pelos desencontros de Fernando Henrique com o seu guarda-roupas.
Flagraram-no, já no primeiro dia da semana, com a meia furada. Um mau presságio. Fernando Henrique fez graça, disse estar na pior. Ainda não estava, mas ficaria.
Na manhã do dia seguinte, em novo encontro com as objetivas, o presidente tratou de desestimular a movimentação frenética dos fotógrafos.
``Se alguém aqui está com a cueca suja, não sou eu", foi logo avisando. O que parecia um deslize verbal transformou-se em uma profecia.
As palavras de Fernando Henrique carregavam um sentido metafórico que restou incompreendido naquele instante. Ao evoluir da meia para a cueca Fernando Henrique, espadachim das palavras, chamou a atenção para algo mais profundo.
De fato, não trazia qualquer nódoa na cueca. Pela simples e boa razão de que encontrava-se nu. Algumas peças de roupa pesavam-lhe sobre o corpo, é verdade. Mas isso não tinha a menor importância.
Fernando Henrique havia perdido o essencial. Desfizera-se do manto da autoridade presidencial, arrancado de suas costas por Antônio Carlos Magalhães.
Invisível, a autoridade não está pendurada no cabideiro do Alvorada. Encontra-se grudada à imagem do presidente desde o instante em que, pelo voto, o eleitor o conduziu ao Palácio do Planalto.
Na última quarta-feira o país não conseguia enxergar o véu de autoridade que imaginava indissociável da imagem presidencial. Súbito, Fernando Henrique estava mesmo nu.
Hoje, a despeito dos recuos e explicações, o presidente ainda não está recomposto. Permanece como uma espécie de Batman sem capa.
A nação o observa à distância. Por sorte, Fernando Henrique ainda dispõe de três anos e meio para demonstrar que, além de meias e cuecas, sabe vestir o poder.

Texto Anterior: Dúvidas sobre o Banespa
Próximo Texto: Pontos de exclamação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.