São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mil contêineres estão esquecidos

FERNANDO CANZIAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Existem hoje no porto de Santos quase mil contêineres que chegaram ao país há mais de 90 dias e que ainda não foram retirados pelos importadores.
A Codesp, com base na lei aduaneira, considera os contêineres abandonados e, segundo informa, já avisou formalmente a Inspetoria da Alfândega para que inicie o processo de leilão das mercadorias.
O uso dos pátios da Codesp para depósito de mercadorias -que piora a situação de congestionamento no porto- é praxe entre os importadores.
Segundo a Folha apurou, os importadores confiam na morosidade do porto e da alfândega para iniciar os leilões e deixam a carga nos pátios.
A taxa de armazenagem cobrada pela Codesp é pequena se comparada a de outros depósitos privados.
Ela varia de 1% sobre a metade do valor comercial das mercadorias nos primeiros 15 dias a, no máximo, 4% a partir de 45 dias.

Nova áreas
Na sexta-feira, a Codesp anunciou a criação de uma nova área, com capacidade para 2.000 contêineres, para importadores e exportadores que se dispuserem a movimentá-los em até cinco dias.
(FCz)

Texto Anterior: Disputa de vagas é feita `no braço'
Próximo Texto: Perigo para as finanças estaduais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.