São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bancos médios tentam mostrar saúde financeira

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Bancos com saúde financeira, mas sem o porte de uma grande instituição, estão preocupados em provar que têm boa liquidez (dinheiro em caixa).
Paulo Bydalek, diretor da Atlantic Rating, empresa carioca especializada em balanços de bancos, conta que após a crise do Econômico aumentou o interesse das instituições pequenas e médias em provar sua solidez.
``Há o receio destes bancos de perder clientes, como consequência dos problemas do Econômico e dos boatos que acompanharam esta crise", diz Bydalek.
Erivelto Rodrigues, diretor da Austin Asis Consultores, afirma que nesta semana aumentou em 30% a procura pelo programa de computador da empresa que analisa os balanços dos bancos.
``São empresas, fundos de pensão e bancos concorrentes querendo saber das instituições nas quais colocam seus recursos", diz.
Ele conta que, para não perder clientes temerosos quando ao futuro dos seus recursos, os bancos devem mostrar, nos balanços, transparência e solidez.
O interesse pelos resultados dos bancos tem uma explicação: são poucos os que entendem os balanços destas instituições.
Alberto Borges Matias, também da Austin Asis, conta que, com a crise de uma grande instituição financeira, o normal são os investidores correrem para os grandes bancos e para os estrangeiros.
Henrique Meirelles, presidente do Banco de Boston, confirma que houve um aumento nos depósitos a partir de sexta-feira. Para ele, passado o ``susto" do Econômico, o mercado deve se normalizar.

Texto Anterior: O seguro de depósito
Próximo Texto: Infra-estrutura do México melhora com privatizações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.