São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba como minimizar os problemas

CARLA ARANHA SCHTRUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Envelhecimento precoce, problemas cardíacos e irritação constante são os principais prejuízos à saúde que podem aparecer após cinco anos de trabalho à noite.
``O organismo nunca se ajusta completamente ao fato de não dormir à noite", explica Frida Marina Fischer, 45, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).
O sono de quem dorme de dia é mais curto e menos profundo do que o noturno: claridade e barulho interferem. ``Dormir num ambiente tranquilo ajuda", diz Flávio Aloe, 35, especialista em distúrbio do sono do Hospital das Clínicas.
O sono serve como pausa para descanso e recuperação do organismo. Quem dorme mal geralmente não tem uma regeneração adequada das células, fator que leva a um envelhecimento precoce.
Problemas do coração podem surgir com o aumento do nível de colesterol -a digestão, mais lenta à noite, pode acumular gordura no organismo. Na parte mental, existe uma fadiga crônica, que leva a um grau elevado de irritação.
Existem algumas dicas para minimizar os problemas de quem troca o dia pela noite. As principais são manter uma alimentação sem gorduras, rica em frutas, e evitar tomar café à noite.
(CAS)

Texto Anterior: TRABALHO NOTURNO
Próximo Texto: Conheça as regras do seguro-desemprego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.