São Paulo, domingo, 20 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A OBRA; O AUTOR

A OBRA
Memórias, de Voltaire. Tradução, posfácio e notas de Marcelo Coelho. 100 págs. Imago (r. Santos Rodrigues, 201-A, Rio de Janeiro, CEP 20250-430, tel. 021/293-1092). Preço ainda não definido

O AUTOR
Voltaire (1694-1778), pseudônimo de François-Marie Arouet, foi um dos mais polêmicos escritores e filósofos franceses do século 18, o chamado Século das Luzes.
Começou como dramaturgo, mas passou a escrever panfletos filosóficos nos quais defendia ideais liberais em relação à política e à religião. Em consequência, foi preso e, depois, exilou-se na Inglaterra.
Em 1750, aceitou um convite de Frederico 2º da Prússia para viver em Berlim. Mas logo se indispôs com o autoritarismo do monarca.
Em 1758 publicou "Cândido, sua obra mais famosa. Nesse conto filosófico Voltaire atacou as opiniões otimistas de sua época, que consideravam o homem como uma criatura que havia alcançado a felicidade e a liberdade.

Texto Anterior: As agruras de Voltaire
Próximo Texto: Um pensamento sem amarras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.