São Paulo, quarta-feira, 23 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra é contra Banco Central independente

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O ministro do Planejamento, José Serra, afirmou ontem em Recife (PE) que é contra a idéia de desvincular o Banco Central do governo federal.
``Não se pode criar um quarto poder", disse Serra. ``Até segunda ordem nós temos três Poderes, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário", disse.
Para o ministro, o Banco Central ``já é bastante independente", e uma eventual desvinculação poderia provocar problemas de administração na instituição.
``O banco responderia a quem? E, se as pessoas não forem boas, o que você faz?", questionou. ``Não há no Brasil setor que possa estar acima do bem e do mal".
Serra afirmou ainda que os efeitos da crise gerada a partir da intervenção no Banco Econômico estão sendo ``superestimados".
O ministro disse acreditar que o episódio ``não terá papel decisivo" nas votações dos projetos do governo pelo Congresso.
Para ele, não haverá necessidade de rearticular o apoio dos parlamentares que votaram a favor do governo no primeiro semestre.
A idéia de tornar independente o Banco Central ganhou força a partir da crise entre o governo federal e o Estado da Bahia, provocada pela intervenção no Econômico.

Texto Anterior: Choramingas
Próximo Texto: Jobim anuncia decreto que desafoga Justiça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.