São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Decolagem foi lenta

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

É curioso notar que muitas empresas apontadas como ``visionárias" no livro ``Feitas para Durar" não decolaram instantaneamente.
O primeiro avião construído pela Boeing, fundada por Bill Boeing em 1915, não passou nos testes da Marinha. Cinco anos depois sobrevivia com empréstimos.
A IBM, que resultou da fusão de duas pequenas empresas de balanças, correu risco de ser dissolvida até a contratação de Thomas J.Watson, em 1914, que a transformou em líder de máquinas de tabulação e, posteriormente, computadores.
A Sony experimentou fracassos com panelas elétricas em sua primeira década de existência até lançar, em 55, o pioneiro rádio de pilha.
Sam Walton só batizou uma empresa com seu nome, a Walton's, em 1952, depois de perder o licenciamento de franquia da rede Ben Franklin. A primeira grande loja de descontos foi aberta na década seguinte.
Segundo James Collins, no caso dessas empresas os valores centrais foram associados a movimento de estímulo ao progresso.
``A grande vantagem de possuir valores centrais fixos é que, ironicamente, isso facilita as mudanças".
Questionado sobre se a Microsoft poderia se enquadrar no rol das ``visionárias", Collins disse:
``É uma grande empresa, mas a questão é: será uma grande empresa permanentemente? É uma empresa visionária ou tem um líder visionário? Sobreviverá à morte de Bill Gates, seu fundador? Tenho dúvidas".
(NB)

Texto Anterior: Empresas com 'ideologia' ficam mais tempo no topo
Próximo Texto: Coca-Cola tenta emplacar 'patinho feio'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.