São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organizadas sofrem reviravolta

DA REPORTAGEM LOCAL

O episódio de violência no Pacaembu criou uma reviravolta nas torcidas organizadas de São Paulo.
Quinta passada, a Federação Paulista de Futebol proibiu a entrada em estádios de torcedores com camisas de times e faixas, bandeiras e instrumentos musicais.
Segundo estudo feito pela PM, o uso da camiseta faz com que os jovens se sintam mais fortes e fiquem anônimos nos estádios.
A Independente (maior torcida do São Paulo) fechou temporariamente suas portas na semana passada. Todos os sócios deixaram de ser filiados. Hoje, a torcida são-paulina começa a fazer um recadastramento de seus torcedores.
Para se filiar, os torcedores terão que apresentar uma foto, xerox do RG, comprovante de residência e ficha de antecedentes criminais. Menores de idade têm de apresentar uma autorização dos pais.
O vice-presidente da Independente, Marco Fábio Freitas, 20, assume que a torcida tem uma parcela de culpa no episódio que deixou 202 pessoas feridas.
``Cada um tem um pouco de culpa, as torcidas, os organizadores dos jogos e até a polícia", diz.
Ele não acredita que a proibição do uso de uniforme torcidas seja a solução. ``O melhor é a punição dos culpados. Proibir o uso do uniforme não adianta nada."
Membros da diretoria da Mancha Verde (torcida do Palmeiras envolvida no episódio) foram procurados pela Folha, mas não quiseram dar declarações.

Texto Anterior: Apesar da paulada que levou, Jean quer entrar para a Independente
Próximo Texto: FÉ NOS MONTROS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.