São Paulo, segunda-feira, 28 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Astro da NBA lança disco de jazz, 'Power Forward'

FÁBIO SORMANI
COLUNISTA DA FOLHA

Depois de Shaquille O'Neal, o superpivô do Orlando Magic, chegou a vez de Wayman Tisdale, o ala/pivô do Phoenix Suns.
Vamos colocar os pingos nos "is": Shaq já gravou dois discos ("Shaq Diesel" e "Da Return") e mostrou que também é craque no rap; agora Tisdale também resolveu mostrar seus dotes musicais: ele acaba de entrar pela primeira vez em um estúdio e gravou o disco "Power Forward".
O nome do disco quer dizer ala/pivô, em inglês e é também a posição de Tisdale no Phoenix. O'Neal e Tisdale são astros da NBA, a liga profissional de basquete norte-americano.
Diferente de Shaq, que se diverte compondo e cantando, Tisdale prefere o contrabaixo ao microfone. Mas que fique claro, ele também se diverte compondo. Enveredou pelos caminhos do jazz -contemporâneo- e não do rap.
E Tisdale não poupou esforços para se dar bem fora das quadras em sua primeira experiência. Armou um time de primeira para acompanhá-lo em seu disco "Power Forward".
O conjunto, batizado como 5th Quarter Band, não tem uma formação fixa, mas traz músicos como Marcus Miller, contrabaixista, que tocou e produziu discos de Miles Davis; Lenny White, baterista do inesquecível quarteto "Return to Forever e o saxofonista Kenny Garrett, que participou, por exemplo, do disco "Jazzmatazz", do cantor de jazz-rap Guru.
Você quer saber como Tisdale se sai? Eu diria que muito bem.
Seguinte: Wayman não é nenhum "rookie" (novato, na gíria do basquete americano) com o contrabaixo nas mãos. Ele começou a tocar antes de pegar uma bola de basquete, aos 12 anos.
Seu pai, o reverendo Louis, sempre sonhou ver o filho como um músico de primeira. Foi dele, pois, o primeiro contrabaixo que Wayman ganhou. Paixão à primeira vista.
Wayman cresceu e era basquete, contrabaixo, basquete, contrabaixo... Se profissionalizou na NBA, mas não aposentou o instrumento. Ao contrário, ainda encontrou tempo para fazer shows com o saxofonista David Sanborn e com o grupo Yellowjackets.
Foi então que veio a idéia de gravar um disco. A idéia, na verdade, partiu de Frank E. Ross, um radialista importante de Los Angeles. Ross levou uma fita demo para Steve McKeever, produtor-executivo do selo MoJazz.
Não abriu a boca sobre a procedência do som. Disse apenas: "Steve, ouça esse troço. É de um amigo músico. McKeever ficou boquiaberto. Quando Frank disse de quem se tratava, Steve se empolgou mais ainda. "Como pode um profissional da NBA tocar tão bem assim?"
Pois Tisdale toca bem mesmo.
McKeever, no entanto, esclarece: "Não gravamos com Wayman porque ele é uma estrela da NBA, mas porque ele é muito bom mesmo. Diria que ele é na verdade um contrabaixista que se diverte jogando basquete".
"Power Forward" foi lançado em junho passado, no Planet Hollywood de Phoenix, no aniversário do craque do Phoenix (ou do contrabaixo?), no dia 9.
É um disco gostoso que vale a pena ser ouvido.

Disco: ``Power Forward"
Preço: R$ 28,00

Texto Anterior: Mundo pode se acabar com tela da Microsoft
Próximo Texto: Flavia Lima, 13
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.