São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualidade do ar melhora em relação ao domingo

DA REPORTAGEM LOCAL

A poluição diminuiu ontem na região metropolitana de São Paulo em relação ao domingo. A Cetesb atribuiu a queda ao rodízio.
Segundo Claudio Alonso, gerente de qualidade ambiental da Cetesb, os índices de poluição caíram mais onde houve maior adesão ao rodízio de veículos.
Sete estações de medição da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) na Grande São Paulo tiveram qualidade do ar considerada inadequada.
Apenas uma delas (Cambuci, no centro) é localizada na cidade de São Paulo. No domingo à tarde, 13 estações tinham qualidade do ar considerada inadequada.
As estações de medição registraram concentração de monóxido de carbono (CO, gás tóxico que sai dos escapamentos dos carros) dentro dos limite máximo aceitável -9 ppm (partes por milhão).
Segundo Alfred Szwarc, diretor de Engenharia Ambiental da Cetesb, o nível de concentração de CO é o que melhor mede os resultados do rodízio. Os níveis de concentração do poluente dependem mais diretamente do número de carros que circulam pela cidade em um determinado instante.
A estação do Cambuci esteve inadequada por excesso de partículas inaláveis -e não em função dos índices de CO. A da Mooca (zona leste) registrou a maior concentração de CO: 7,1 ppm.
O principal objetivo do rodízio era diminuir em até 20% o nível de emissão de CO no ar. Cerca de 90% da poluição atmosférica em São Paulo é causada por veículos.
Outros poluentes, como o ozônio (O3) e partículas inaláveis (PI), dependeriam também de outros fatores. Dias claros, com alta luminosidade e radiação solar, favorecem a formação de ozônio.
As partículas inaláveis, segundo Szwarc, demoram mais para se dispersar. A ausência de chuvas e de ventos, condições inadequadas para a dispersão de poluentes, faz com que aumente a concentração deste poluente no ar.

Texto Anterior: Presos são flagrados em passeio não-autorizado
Próximo Texto: Feldmann usa bicicleta e critica prefeitura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.