São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instituição procura convênios

ELVIS CESAR BONASSA; FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor do Arquivo do Estado, Nilo Odália, trabalha com duas possibilidades de curto prazo para manter a instituição em funcionamento: um convênio com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e um acordo com a empresa de informática IBM.
O convênio com a Unesp já foi aprovado no conselho universitário. Falta a aprovação final por parte do governo do Estado. A universidade entraria com pessoal para cuidar do acervo.
No caso da IBM, Odália negocia a informatização dos documentos do Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social), que estão sob sua guarda. O custo da informatização é R$ 500 mil.
Além da Unesp, Odália quer atrair as duas outras universidades públicas de São Paulo, USP e Unicamp, para trabalharem em projetos conjuntos.
Em todos os casos, são soluções provisórias. Sem investimento direto do Estado, tanto na conclusão das obras do novo prédio quanto na conservação do acervo, o arquivo permanecerá em seu processo de deterioração.
Vale a pena registrar que o último documento oficial que chegou ao prédio não se destinava ao acervo: foi uma citação entregue por um oficial de Justiça há dois meses, cobrando do arquivo uma taxa de R$ 66, devidos à Prefeitura.
(ECB e FR)

Texto Anterior: Construção está paralisada
Próximo Texto: Mostra de cadeiras traz influência imigrante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.