São Paulo, terça-feira, 29 de agosto de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina acha outro nazista em Bariloche

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

A Argentina identificou mais um ex-oficial nazista em seu território. Trata-se de Reinhard Kops, que denunciou o ex-capitão Erich Priebke em 1994. Ele vive em Bariloche e não foi preso.
Kops, que usava o nome de Juan Mahler ou Hans Rachenbach, foi agente da inteligência nazista e atuou na Iugoslávia e Albânia durante a Segunda Guerra. Em maio de 94, após denunciar Priebke fugiu para o sul do Chile.
Priebke, 82, confirmou que aceita ser extraditado para a Alemanha, onde será julgado como um dos participantes do massacre das Fossas Ardeatinas.
O massacre ocorreu em 1944, em Roma, quando 335 civis italianos foram assassinados pelos nazistas como represália pela morte de dez soldados alemães. Priebke vive em Bariloche desde 1948.
No último final de semana, o governo alemão solicitou sua extradição, depois que a Justiça argentina negou pedido de extradição da Justiça italiana.

Texto Anterior: Líder antiimigração lança sua candidatura a presidente dos EUA
Próximo Texto: Oposição argelina anuncia boicote à eleição presidencial de novembro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.