São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 1995 |
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Prefeitura é acionada para cumprir lei ambiental
ROGERIO WASSERMANN
O gás natural é um combustível menos poluente que o diesel. É adotado em diversos países, como Canadá, Itália e Argentina. Segundo Rosa, que preside a Comissão Especial de Estudos sobre Trânsito e Transporte da Câmara, os contratos de concessão de linhas de ônibus firmados pela prefeitura valem por oito anos. ``Os contratos firmados daqui para frente devem prever o uso do gás natural como combustível nos ônibus, porque vão ultrapassar o limite imposto pela lei", afirma. Assim, um contrato firmado em 94, teria validade até 2002, data em que a frota teria que estar convertida para o gás natural. Além da prefeitura, o consórcio Ibirapuera, ganhador da concessão para a operação do corredor de ônibus no Ibirapuera (zona sul de SP), também está sendo acionado. Segundo Rosa, o edital de licitação do corredor e a proposta apresentada pelo consórcio não previam o uso de ônibus a gás. Uma outra proposta, apresentada pelo Consórcio Enterpa, teria sido preterida apesar de prever a utilização exclusiva de ônibus movidos a gás natural. ``Há uma predisposição para descumprir a lei", afirma Rosa. No último sábado, a Folha revelou que a lei não será cumprida. Os empresários do setor de transportes são contra a medida e pressionam a prefeitura para que ela não seja cumprida. Hoje, apenas 1,17% da frota é movida a gás -contra 95,6% de ônibus movidos a diesel. São 133 ônibus movidos a gás natural. Texto Anterior: Vento dispersa os poluentes Próximo Texto: Para Feldmann, só multa elevaria adesão Índice |
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